a cultureprint faz a comunicação e a gestão dos perfis web do festival futureplaces 2011

O FUTURO ACONTECE NO PORTO

4ª Edição do futureplaces, de 19 a 22 de Outubro, debate o desenvolvimento das culturas locais pelos media digitais. O festival traz ao Porto Peter Sunde, um dos fundadores da Pirate Bay, para falar sobre propriedade intelectual.

Como são os nossos lugares futuros? A resposta vai ser dada por cá, por estes dias, numa reflexão aberta a todos os interessados nos media digitais e, além do mais, é 99% grátis. De 19 a 22 de Outubro, artistas, investigadores e criativos são convidados a vir ao Porto pensar o local e propor um possível futuro global.

A edição do futureplaces de 2011 assenta na consolidação do projecto, já com quatro anos de existência, dando continuidade a iniciativas nascidas em edições anteriores. O festival debruça-se sobre a influência dos meios digitais nas culturas locais, procurando, para isso, esbater as fronteiras entre as disciplinas de estudo, mas também entre o real e o virtual e entre o que é comercial, artístico e académico.

Destaca-se a presença de Peter Sunde, um dos fundadores do Pirate Bay, conhecida plataforma de downloadsna Web, e reconhecido activista pela liberdade na Internet, para o debate de 22 de Outubro sobre a propriedade intelectual, que junta ainda à mesma mesa Elizabeth Stark, Gregg Perry e Sérgio Branco.Os GANA, colectivo por detrás do fenómeno Bruno Aleixo, são também uma das presenças confirmadas.

Do programa fazem também parte concertos, exposições, conversas, palestras, eventos participativos, performances, jam sessions, workshops e há até uma rádio dedicada ao evento. A ideia é criar espaços de encontro entre várias culturas interessadas nas capacidades dos meios digitais, pôr em diálogo artistas nacionais e estrangeiros, investigadores das Artes, das Ciências Sociais, da Engenharia e da Comunicação, e fazer deste evento anual uma plataforma para pensar um futuro virtual.

A quase totalidade dos eventos que compõem o programa anualmente é de entrada gratuita. Excluem-se os workshops técnicos que trazem formadores internacionais ao Porto, para trabalhar a modelação 3D ou a animação a partir de técnicas experimentais. Com a marca 99% free, a organização do festival pretende deixar clara a chamada à participação de todos os que se interessam pelas potencialidades dos media digitais.

O festival futureplaces resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade do Texas, em Austin, ao abrigo do programa em media digitais UT Austin-Portugal, fundado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia.

Heitor Alvelos, Karen Gustafson, Nuno Correia e Pedro Branco são responsáveis pela curadoria da 4º edição do festival. O futureplaces acontece de 19 a 22 de Outubro, no Porto, e o programa está disponível em www.futureplaces.org.

Sigam as novidades e participem no blogue, no twitter e no facebook do festival – todos com assinatura Cultureprint.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s