Viana vai ser a cidade do Cinema!

Encontros cinema viana 2013De 3 a 11 de Maio, os XIII Encontros de Cinema de Viana põem toda a cidade a ver, a pensar e a falar sobre cinema.

São 9 dias de estreias, workshops, oficinas, debates, música e cinema para todos os públicos num grande evento que junta em Viana do Castelo cineastas e estudantes de cinema, cineclubistas de Portugal e da Galiza e cinéfilos de todo o país.

A 13º edição dos Encontros de Viana tem por objectivo fazer da cidade um espaço de partilha, de formação e de debate sobre Cinema, dedicado a pensar e reflectir a 7ª Arte e o poder da imagem na sociedade de hoje, cruzando sessões para diferentes públicos. As actividades e exibições são a preços acessíveis, com descontos para estudantes, e algumas iniciativas são mesmo gratuitas.

Há muito por onde escolher numa programação de cinema que aponta as câmaras para a temática dos Direitos Humanos e exibe na grande tela obras de Longinotto, Iara Lee, Salomé Lamas e João Salaviza, entre muitos outros. Os filmes da noite só custam 3€ e há descontos de 50% com cartão de estudante, cartão jovem ou sénior.

 

Adolfo Luxúria Canibal interpreta ao vivo histórias dos livros da Colecção “O Filme da Minha Vida”, no âmbito do projecto musical Estilhaços Cinemáticos. O Espectáculo (5€) é aberto ao público e acontece no dia 11 de Maio, no Sá de Miranda.

 

Fazer um filme com o telemóvel

É com uma agenda repleta de oficinas e espaço para a participação de todos que se apresenta o programa de workshops deste ano. Concorrida será, sem dúvida, a oficina “Faz um filme – Traz o teu telemóvel e aprende a fazer um filme”. Segundo a organização, trata-se de uma oportunidade de “trabalhar áreas da linguagem audiovisual, técnicas de filmagem e edição a partir do telemóvel. No final será produzido um filme por participante, com um máximo de um minuto de duração.

 

Cinema para todos

Os Direitos Humanos estão em destaque no ciclo de filmes de Longinotto, uma das mais proeminentes documentaristas em actividade, que foca temas como a mutilação genital feminina no Quénia, a violência sobre mulheres na Índia e a educação de crianças emocionalmente perturbadas em Inglaterra. Também a obra em exibição de Iara Lee sobre a situação de guerra na Síria nos traz uma reflexão sobre a violação dos direitos humanos em contexto de conflito. “Mamãs do Papelão”, uma produção Ao Norte, para a ONGD – Rosto Solidário, será pré-apresentado no Cinema Verde Viana e conta a vida de Teresa, uma mulher do Bairro de Papelão, no Uíge, Angola.

“Arena”, “Cerro Negro” e “Rafa”, as curtas de João Salaviza, estarão também em exibição.

Em colaboração com a European Film Academy, as melhores curtas-metragens europeias estarão nos Encontros através de SHORT MATTERS!, um programa que reúne 14 filmes de vários países europeus.

 

O Cinema em Debate

 

O Teatro Municipal Sá de Miranda exibe “Terra de Ninguém”, de Salomé Lamas, e ainda o documentário “Outras cartas ou o amor inventado”, de Leonor Noivo, onde serão também exibidos os filmes a concurso do Prémio PrimeirOlhar, no âmbito do Olhar Frontal, programado por Pedro Sena Nunes, destinado a premiar o melhor documentário realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais ou de cursos na área da Comunicação de Portugal e da Galiza.

Fabrice Schurmans modera os debates “Filmes Falados” que promovem junto do público escolar o diálogo do cinema com temas da actualidade. Destaque ainda para a apresentação de Soylent Green, de Esgar Acelerado, o 13º  livro da colecção O Filme da Minha Vida, editado pela AO NORTE e inspirado no filme homónimo de Richard Fleischer. Os desenhos da obra estarão também em exposição.

Os XIII Encontros do Cinema acolhem ainda a 2ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, que tem por objectivo promover um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projectos relacionados com o cinema. As conferências, que reúnem investigadores da Galiza, Brasil e Portugal, contam com a participação de nomes como Margarita Ledo Andión, da Universidade de Santiago de Compostela, Sérgio Bairon, da Universidade de São Paulo, Sílvia Martins da Universidade de Alagoas e Claudia Mogadouro da Universidade de São Paulo. A conferência é organizada pela Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CEMRI – Universidade Aberta.

Os XIII Encontros de Cinema de Viana, organizados pela AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, acontecem de 3 a 11 de Maio, e prometem fazer de Viana a cidade do Cinema.  O programa está disponível no site: http://www.ao-norte.com/ e também no Facebook.

ao norte encontros do cinema viana 2013 logo municipio ao norte encontros do cinema viana 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s