“Conferência”, a partir de Rainer Maria Rilke (11, 12 e 13 Out)

mexe crinabel foto promocional

O II MEXE começa apenas em Novembro, mas dois espectáculos abrem o festival já em Outubro. Depois de «Nós», pelo Grupo de Teatro de Surdos do Porto, o Teatro Helena Sá e Costa recebe agora «Conferência», pela Crinabel – Cooperativa de Educação de Crianças Inadaptadas de Sta. Isabel. Dias 11 e 12 às 21h30 e dia 13 às 18h.

«Reunião em que se discute um assunto comum: estar em conferência. Reunião de diplomatas, de chefes de governo ou de ministros, de que participam assessores, com o propósito de determinar, regular, fixar, pautar um problema político de ordem internacional: a conferência do desarmamento. Palestra feita diante de um público sobre diferentes questões (literárias, religiosas, científicas, políticas, etc.) Entrevista colectiva. Acção ou efeito de conferir, cotejar.»

Decidimos em conjunto o que discutir: o amor, a felicidade, o entretenimento, as touradas, a morte, a moralidade, a condição física do Homem e da Humanidade, o indivíduo, os colectivos, o rock e a ópera, o teatro e as suas recorrências, o teatro e as suas novas «formas de fazer» que rapidamente se tornam recorrências, as grandes ideias e os pensamentos fugazes.

Procurámos junto da obra de Rainer Maria Rilke linhas de pensamento sobre o indivíduo e o colectivo, as idiossincrasias das unidades, o pensamento e a visão poética e filosófica sobre a existência, para as transformarmos em qualquer outra coisa e de tudo isto fizemos um programa para um acto de partilha de vontades, dúvidas, delírios e tratados a que chamámos «Conferência».

Trazemos para cena uns quantos artifícios, procurando entupir a mecânica cénica com distrações e habilidades, dificultando ao espectador o entendimento do que cremos dizer, porque tal como na vida e no dia a dia a relação entre as gentes não é um acto fácil nem cómodo, é árduo, ardiloso e muitas vezes tão pouco claro, que nos obriga a caminhar às escuras por dentro de cada pessoa que nos rodeia. Por isso não venham a esta Conferência esperando que vos levemos ao colo, venham sim com os sentidos despertos e prontos para correr atrás de nós.

Criação coletiva, Crinabel Teatro
Com: António Coutinho, Ana Isabel Dias, Ana Rosa Teixeira, Andreia Farinha, Carlos Jorge, Carolina Sousa Mendes, Filipe Madeira, Joana Honório, João Leon, João Pedro Conceição, Manuela Ferreira, Rui Fonseca, Sérgio Fonseca e Tomás de Almeida

Encenação de Marco Paiva
Assistência de encenação de Tiago Gonçalves e Milu Neto
Textos de Rainer Marie Rilke e Crinabel Teatro
Desenho de Luz de Nuno Samora
Espaço sonoro de Marco Paiva
Ambiente vídeo de Marco Paiva
Direcção Técnica de Nuno Samora
Produção Executiva de Crinabel Teatro
Fotografias da “Trigital”

Duração – 50m (aprox.)
Classificação etária – M/12

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s