Documentário alemão dos anos 70 sobre o fado em Portugal exibido pela primeira vez em Berlim

culture print gemeinsam maestro vitorino d'almeida 1 (1)

Sessão junta Wim Wenders, Erika Pluhar e o maestro e realizador António Victorino d’Almeida.

«Juntos«, o documentário em língua alemã sobre fado, realizado em 1975 pelo Maestro António Victorino d’Almeida e produzido para a televisão austríaca (ORF, GoëssTV-Film), será exibido pela primeira vez em Berlim, dia 21 de Outubro.

A sessão acontece a convite do Instituto Camões em Berlim, e em cooperação com a Embaixada de Portugal, o Instituto Ibero-Americano e a Cultureprint, cooperativa cultural do Porto responsável pela tradução e legendagem da obra.

Tendo por título original «Gemeinsam: Erika Pluhar und Fado», «Juntos» foi produzido no rescaldo do 25 de Abril e «fala-nos da relação dos portugueses com o fado», explica o maestro e realizador.

O documentário conta com a participação de nomes como Carlos Paredes, Manuel Alegre, Carlos do Carmo, o músico Vitorino e a escritora Natália Correia.

Com a tradução e legendagem a 6 mãos, a equipa da Cultureprint, formada por André Hölzer (tradutor), Isabel Rocha (revisão) e Luís Magarinhos (legendagem), transformou o documentário numa obra disponível ao público de língua portuguesa, que foi mostrada, pela primeira vez em Portugal, no âmbito do Festival Letras na Avenida, em Julho deste ano, no Porto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s