II FESTIVAL MEXE TRAZ A PORTUGAL LÍDER DO TEATRO DO OPRIMIDO NA ÍNDIA

foto destaque 4

Sanjoy Ganguly estará no Porto, entre 6 e 8 de Novembro, para a oficina sobre teatro comunitário promovida pela PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural.

O líder do maior movimento de teatro do oprimido do mundo, que envolve milhares de participantes na Índia, estará, pela primeira vez, no Porto para o MEXE II – Encontro de Arte e Comunidade. O festival, parcialmente financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Direcção Geral das Artes, promove um conjunto de espectáculos de teatro, performances, mostra de vídeos, exposições e conversas, entre 18 e 24 de Novembro, de carácter inteiramente gratuito, que têm lugar em vários espaços artísticos e públicos da cidade do Porto. Excepção para as Oficinas deste II Encontro de Arte e Comunidade, todas elas actividades pagas, que propõe 4 workshops abertos a um público não especializado e que junta, no Porto, figuras de destaque nacionais e internacionais do Teatro do Oprimido e do Teatro Comunitário, para promover a troca de conhecimento nesta área e a partilha de experiências.

Destaque para as presenças de Sanjoy Ganguly e Sima Ganguly, do Movimento Jana Sanskriti, na Índia, cujo trabalho de arte comunitária, ligado à defesa dos direitos humanos, envolve cerca de 20 mil pessoas. Trata-se do maior grupo de Teatro do Oprimido do mundo e é a primeira vez que o líder do movimento estará em Portugal para falar sobre teatro comunitário e a sua experiência no recurso à expressão artística com comunidades no contexto de defesa dos direitos humanos, nomeadamente dos direitos das mulheres na Índia. A coreógrafa Madalena Victorino estará também no MEXE já nos últimos dias do festival.

Todo o programa de oficinas do MEXE II, que arranca já no início de Novembro, está disponível em http://www.apele.org/. Dia 5 de Novembro, pelas 21h30, ainda no âmbito do arranque do festival, os Maus Hábitos acolhem as exibições dos filmes “”Playing for change” e “Theatre on Field”.

One response to “II FESTIVAL MEXE TRAZ A PORTUGAL LÍDER DO TEATRO DO OPRIMIDO NA ÍNDIA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s