Livro de Jorge Palinhos publicado pela CulturePrint apresentado em Berlim

O livro de contos de Jorge Palinhos é apresentado dia 9 de Dezembro nas Universidades Freie e Humboldt, em Berlim. A sessão contará com a actuação do músico e compositor Paulo Mesquita.

culture print bairro dos livros jorge palinhos histórias sem jardins 2

«Dizem que a mulher tem o irritante hábito de abraçar as pedras. A mulher não está de acordo, e diz que o que faz é beijar as pedras com o corpo todo.
Ama as pedras desde que se lembra. Pedras de muitos feitios, desde as estátuas às pedras da calçada, das colunatas às pedras que fazem guerra ao tempo, às pedras preciosas, às pedras da praia, às pedras dos rins, às pedras no sapato e às pedras de amarração dos ancoradouros.»

A CulturePrint lançou há quatro meses «Histórias sem jardins», de Jorge Palinhos. O livro de contos, com ilustrações de Alexandre Siqueira, teve a sua apresentação oficial por Pedro Eiras em Julho, na iniciativa Letras na Avenida, no Porto. Em Outubro, a obra viria a ser apresentada em Lisboa, na Livraria Ler Devagar, por Alexandre Andrade.
Enquanto José Mário Silva (Expresso) elogiou a sua «enorme simplicidade e delicadeza», salientando que «[a]o criar semifábulas com o mínimo de elementos, Palinhos corre riscos». Nuno Santos (TKNT) optou por salientar a importância dos «finais com moral mas sem moralismos».
No contexto de uma série de encontros com autores lusófonos, «Histórias sem jardins» será agora apresentado em Berlim, dia 9 de Dezembro, nas Universidades Freie e Humboldt (organização de Luísa Coelho, pelo Instituto Camões, e CulturePrint). A leitura de microcontos do livro pelo autor será acompanhada de cenários musicais de Paulo Mesquita e interpretados pelo próprio à guitarra, seguindo-se uma conversa com o público.

Jorge Palinhos (n. 1977) é dramaturgo e autor de contos e crónicas. As suas peças de teatro foram galardoardas com o Prémio Miguel Rovisco e Prémio Manuel Deniz-Jacinto, entre outros, além de terem sido apresentadas e publicadas em Portugal, Espanha e Brasil. Tem colaborado com publicações como P3, Grande Porto, aguasfurtadas, 365, Bang, Sinais de Cena e Drama. Também pelo Bairro dos Livros, começou recentemente o programa de rádio semanal Badanas & Bananas, com Rui Manuel Amaral, na Rádio Manobras.
Paulo Mesquita estudou piano no Conservatório Regional de Gaia e continuou os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto, onde se formou em Piano. Foi investigador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para o estudo, análise e interpretação das obras integrais a solo para piano e do Concerto para Piano e Orquestra do compositor Samuel Barber.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s