bairro dos livros

O Bairro dos Livros é um evento organizado pela CulturePrint, todos os meses, na baixa do Porto, no local onde se concentram tradicionalmente as livrarias e alfarrabistas da cidade, que tem por objectivo celebrar o Livro e promover a Leitura.

Com um programa inteiramente gratuito, que se realiza em vários espaços públicos, cafés, livrarias, associações, bibliotecas, jardins e ruas da cidade, o Bairro dos Livros proporciona aos bairristas um dia inteiro dedicado à celebração da Literatura e das outras Artes, todos os segundos sábados de cada mês. De manhã até à noitinha, há sempre coisas a acontecer em diferentes locais: poesia e música para ouvir, cinema e leituras, saxofones e desafios, teatro e performances, descontos e visitas guiadas, exposições e workshops, percursos literários.

actividades para todas as idades, e sempre uma atenção especial às oficinas, aos ateliers, jogos, hora do conto e demais eventos pensados para o público infantil. Estamos a criar leitores e sabemos disso.

Já pusemos poemas em seringas, dissemos poesia no rádio-táxi, cantámos com o coro da Faculdade de Letras nas varandas da Cordoaria. Entrevistámos Fernando Pessoa ao vivo na baixa, viajámos num eléctrico cheio de poesia e bairristas, oferecemos livros em bicicletas, misturámos poesia com saxofones. Pusemos a pequenada a pescar poemas em forma de peixe, montámos televisões nas montras das livrarias, passeámos com burrinhos de Miranda no meio dos livros, criámos baús feitos de cartão, vimos cinema ao ar livre, ouvimos guitarras confortavelmente sentados na berma das nossas ruas. Dançámos ao som de Gabriel Garcia Marquez,  fizemos um jantar e um bailarico como se fossemos uma aldeia de gauleses e aprendemos a dizer poesia só com gestos.

Já fomos ao fim do mundo nas palavras dos nossos contadores de histórias e é sempre ao Porto que queremos voltar. Somos bairristas. Gostamos de livros. Somos felizes. Não temos medo. Achamos que as máquinas de escrever vão bem com ipads. Há sempre um tema a alimentar estes sonhos e uma grande equipa de voluntários a realizá-los. Ainda estamos a começar.

De 3 em 3 meses, o Bairro transforma-se numa festa ainda maior: o Festival do Livro é um evento itinerante que integra, além de uma vasta programação, uma feira de livreiros, alfarrabistas e artesanato urbano, que junta no mesmo local ainda entidades culturais e outras instituições e agentes da cidade, como são o Cineclube do Porto, os colectivos poéticos, as pequenas editoras.

Toda a concepção, coordenação, produção, imagem e comunicação do Bairro dos Livros são realizadas pela Cultureprint.

Veja aqui os recortes de imprensa sobre o Bairro dos Livros. Conheça aqui os programas das edições anteriores do evento.

www.bairrodoslivros.wordpress.com

www.facebook.com/bairrodoslivros

Anúncios